Escritores dos Açores voltam a reunir-se 25 anos depois

Escritores de origem açoriana radicados nos Açores, continente, EUA e Canadá vão voltar a reunir-se este ano, 25 anos depois do seu primeiro encontro, na Maia, ilha de São Miguel, a 12 de agosto de 1988.
João de Melo, Luís Fagundes Duarte, Urbano Bettencourt, Álamo de Oliveira, Onésimo Teotónio de Almeida e os falecidos Dias de Melo e José Martins Garcia foram alguns dos escritores que marcaram presença no evento de 1988.
A reunião, que terá lugar justamente a 12 de agosto, vai realizar-se sem a presença de Daniel de Sá, falecido na semana passada e que, a par do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Afonso Quental, foi o promotor do primeiro encontro de escritores açorianos.
“Efetuar um concerto dos Beatles sem a presença de John Lennon não é concerto, bem como reeditar o encontro de escritores da Balada da Maia sem Daniel de Sá não será a mesma coisa”, disse Afonso Quental, à agência Lusa.
Afonso Quental refere que três dias antes do falecimento do escritor Daniel de Sá chegaram ambos a acordo sobre a necessidade de concentrar em agosto os escritores que participaram no encontro de escritores da Maia, em 1988, e promover uma fotografia de família para assinalar a efeméride.
“Para além da fotografia, vai ser lido um pequeno texto alusivo à data e haverá na fábrica de chá da Gorreana uma tertúlia cultural. Pretende-se apenas que seja um tarde de convívio entre os escritores e muitos amigos que participaram então no evento”, explica o co-organizador do encontro de escritores da Maia.
Afonso Quental, que espera uma boa adesão à iniciativa, uma vez que se realiza num período de férias, recorda que o encontro de escritores açorianos conheceu três edições.
Entretanto, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Maia enviou uma carta ao presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, onde defende a instituição do prémio literário Daniel de Sá.
Fernando Ranha, diretor-geral da VerAçor Editores, revelou, por seu turno, à agência Lusa que vai promover, em parceria com o hotel Terra Nostra, nas Furnas, em São Miguel, um encontro de escritores dos Açores e da temática açoriana, em outubro, naquela unidade hoteleira.
O diretor-geral da editora VerAçor Editores refere que se pretende com este evento, que contou com a cumplicidade de Daniel de Sá e terá uma edição anual, promover os escritores açorianos e os que escrevem sobre temática açoriana.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here