O Agrupamento 1197 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, vai realizar este ano mais um cruzeiro de vela oceânica (o CF054), a bordo dos novos veleiros da Tall Ship Youth Trust.
Este agrupamento marítimo realizou, em Outubro passado, um cruzeiro experimental, a bordo dos novos “yaths de volta ao mundo”, com cinco dirigentes, para conhecer a nova realidade de cruzeiros em navios à vela de “alta velocidade” e preparar assim o próximo cruzeiro com jovens escuteiros a bordo.
Estes Escuteiros Marítimos de Ponta Delgada (Agrupamento 1197 – CNE – Jacques-Yves Cousteau) vão embarcar num cruzeiro pelos os Açores entre 14 a 21 deste mês.
O projecto deste cruzeiro especial consta na participação de nove escuteiros marítimos (escuteiros e dirigentes) e de três jovens com “dificuldades” do Instituto de Apoio à Criança (IAC) sendo um deles um monitor do IAC.
A participação destes jovens do IAC, decorre da experiência extremamente positiva e enriquecedora que resultou na participação de 11 jovens na última actividade regional “Mar que nos Une V”, realizado em Maio passado.
A rota inicialmente prevista, prevê a partida e chegada de S. Miguel (Portas do Mar), com escala, “se as condições atmosféricas não forem desfavoráveis, nas ilhas”: Terceira, Graciosa, Faial e S. Jorge.
Entretanto, os escuteiros e dirigentes deste agrupamento terão várias acções de formação, a bordo do veleiro, no período em que o veleiro estará, em manutenção.
Os objectivos desta iniciativa passam por proporcionar “o relacionamento e intercâmbio juvenil dentro do CNE e entre jovens escuteiros (escuteiros e dirigentes), das várias ilhas dos Açores (aquando das escalas nas várias ilhas); relacionamento entre os nossos escuteiros e jovens “com dificuldades”; promoção do espírito de cooperação/trabalho em equipa; desenvolvimento do Inglês (falado e escrito); desenvolvimento de competências marítimas/náuticas; Possibilidade de obter a certificação no curso “Competent Crew”, ministrado a bordo pela TSYT e – Divulgação do Escutismo, e em particular do Escutismo Marítimo no nosso Arquipélago”.
Segundo a organização esta actividade constará da realização de um cruzeiro de Vela Oceânico, a bordo dos novos “yatchs” “de volta ao mundo”, do Reino Unido, da Tall Ships Youth Trust.
Esta iniciativa de sete dias prevê para o primeiro dia um curso básico de marinhagem e vida a bordo. Durante este cruzeiro serão desenvolvidas actividades de intercâmbio, com os escuteiros locais e outros jovens.
“Os jovens de cada ilha terão oportunidade de visitar os “yatchs” e desenvolver aí algumas actividades.
Durante o cruzeiro, todos os participantes terão a oportunidade de efectuar todas as tarefas a bordo e frequentarão o Curso “Competent Crew”, revelaram os escuteiros.
in A União