Ao abrigo do ESPAÇO DE PROXIMIDADE , a esquadra da Horta lança alguns alertas sobre a internet na vida das crianças. Este trabalho, dividido por três partes poderá ajudá-lo a evitar o uso incorrecto da internet por parte dos seus filhos.
A POLÍCIA AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS
- A internet pode ser um excelente recurso educativo para os seus filhos, podendo aí obter informação para os trabalhos escolares, comunicar com outros jovens e com os professores, jogar jogos interactivos. Mas o acesso à Internet trás também grandes perigos, muitos deles sem que os jovens se apercebam do risco que correm.
- A P.S.P. está consciente dos perigos para a segurança dos seus filhos e também da dificuldade em aconselhá-los neste domínio. Por isso aqui lhe deixamos algumas sugestões para que o seu filho se mantenha em segurança e a sua vida seja mais tranquila para que possam apreciar melhor o prazer da companhia mútua.
Para além da utilização de programas de Controlo Parental, que deve instalar nos computadores utilizados pelos seus filhos, é convenientes adoptar uma postura proactiva na protecção dos mesmos contra os riscos resultantes de contactos com predadores sexuais ou material sexualmente explícito na Internet. Para tal:
- Aprenda a utilizar um computador e a forma de bloquear determinado tipo de conteúdos;
- Mantenha o computador numa parte comum da habitação e não em quartos individuais, de forma a poder observar e monitorizar a sua utilização;
- Partilhe uma conta de e-mail com os seus filhos para poder monitorizar as mensagens;
- Verifique o seu cartão de crédito e a conta telefónica para apurar pagamentos ou contas anormais;
- Tente apurar se os outros locais onde o seu filho utiliza a Internet sem a sua supervisão (escola, centro de tempos livres, casa de amigos, ou outros frequentados pelo seu filho) têm protecção on-line;
- Proíba o seu filho de entrar em “salas de conversação (chat rooms) e bloqueie esse tipo de acessos através do seu fornecedor de Internet (ISP) ou recorrendo a filtros de software;
- Passe algum tempo com o seu filho enquanto este explora a Internet, e, se souber, ensine-o a “navegar” em segurança;
- Leve o seu filho a sério se ele referir ter conhecido alguém on-line que o tenha incomodado ou inquietado;
- Contacte imediatamente a Polícia se se aperceber que o seu filho recebeu pornografia infantil através da Internet. Não permita a utilização do computador até receber indicações de um perito policial.