Ao abrigo do ESPAÇO DE PROXIMIDADE , a esquadra da Horta lança alguns alertas sobre a internet na vida das crianças. Este trabalho, dividido por três partes poderá ajudá-lo a evitar o uso incorrecto da internet por parte dos seus filhos.
A POLÍCIA AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS
Regras básicas de utilização da Internet
- Estabeleça algumas regras básicas a adoptar pelo seu filho quando utilizar a Internet. Assim, este deve:
- Seguir as regras definidas pelos pais bem como as regras de segurança aconselhadas pelo seu ISP;
- Nunca trocar fotos pessoais por e-mail ou pela Internet;
- Nunca revelar informação pessoal, como por ex., a morada, nºs de telefone, a escola ou a sua localização, sem autorização dos pais. Ao utilizar as “salas de conversação” virtuais (“chat rooms”) ou outras formas de comunicação on-line deve utilizar um nome fictício (“nickname”);
- Nunca responder a mensagens ou e-mail com ameaças;
- Contar sempre aos pais qualquer comunicação ou conversação que o tenha incomodado ou assustado;
- Se o seu filho tem um novo “amigo”, insista em conhecê-lo também. Diga-lhe para nunca concordar em encontrar-se pessoalmente com alguém conhecido através da Internet. E se o quiser efectivamente fazer, deverá encontrar-se com o novo “amigo” na companhia dos pais ou de um adulto de confiança , e num lugar público. Explique-lhe que não se trata de intromissão na vida privada dele, mas de uma questão importante para a sua segurança.
Lembre-se que:
SE NA VIDA REAL VOCÊ PROTEGE O SEU FILHO, FAÇA-O TAMBÉM NA INTERNET. NUNCA SE SEQUEÇA QUE POR DETRÁS DE UM AMIGO VIRTUAL, PODE ESTAR UM PERIGO REAL.