Espaço de Proximidade – Utilização da Internet – Parte III

netAo abrigo do ESPAÇO DE PROXIMIDADE , a esquadra da Horta lança alguns alertas sobre a internet na vida das crianças. Este trabalho, dividido por três partes poderá ajudá-lo a evitar o uso incorrecto da internet por parte dos seus filhos.

 

A POLÍCIA AO SERVIÇO DOS CIDADÃOS 

 

Salas de Conversação – (chat rooms)

  • As “salas de conversação” são salas virtuais, normalmente associadas aos “sites” de redes sociais (Facebook; My Space, Twitter, etc) onde várias pessoas se juntam on-line para, em grupo ou em privado, conversar sobre determinados assuntos. São também um dos lugares favoritos para os jovens passarem o seu tempo on-line.

 

  • No entanto as “salas de conversação” podem colocar alguns riscos às crianças e jovens. Embora não seja possível saber qual a frequência com que os pedófilos e predadores sexuais de crianças e jovens utilizam as “salas de conversação”, sabe-se que estes indivíduos são utilizadores frequentes das mesmas.

 

  • Os pedófilos estudam detalhadamente os diálogos e as mensagens trocados pelos jovens nas salas de conversação. Por isso, facilmente se conseguem fazer passar por adolescentes com hábitos e gostos similares às suas potenciais vitimas, induzindo com alguma facilidade os jovens que conhecerem através deste meio  a fornecer-lhes informação pessoal, como por ex.: a morada ou números de telefone, colocando os jovens em situação de risco, bem como as suas próprias famílias.

 

  • Ensine o seu filho a não aceitar dialogar em “salas de conversação” privadas, pois enquanto nas “salas de conversação” públicas os diálogos podem ser lidos por todos os participantes, nas áreas reservadas esses diálogos têm carácter privado, sendo por isso, bastante menos seguras.

 

  • Os sinais de alerta de uma criança ou jovem visado por um pedófilo incluem, entre outros: passar longos períodos on-line, especialmente à noite; receber telefonemas de desconhecidos ou presentes pelo correio; desligar subitamente o computador quando alguém entra na sala; crescente isolamento do convívio familiar e a relutância em falar sobre as suas actividades on-line.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here