Especialistas discutem biomecânica do corpo humano

corpo-humanoA biomecânica do movimento humano é o tema da reunião internacional que esta quarta-feira começou na Universidade dos Açores, onde estão em análise modelos de engenharia usados na criação de próteses para melhorar a qualidade de vida de pessoas com mobilidade reduzida.
As próteses, colocadas em cirurgias às ancas ou aos ombros, são casos “estudados com modelos mecânicos”, afirmou Jorge Ambrósio, do Instituto Superior Técnico, salientando que “os mesmos que são usados para a construção de um carro ou de um edifício são também usados para o corpo humano, com a supervisão dos médicos”.

O especialista salientou que esta é uma forma de melhorar a qualidade de vida, nomeadamente através da “possibilidade de manter o movimento com os mesmos padrões que, por doença ou acidente, não se podem manter”.

Jorge Ambrósio falava à margem do colóquio EUROMECH, que decorre até sexta-feira na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, com a participação de 80 engenheiros e médicos de Portugal, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, França, Dinamarca, EUA, Brasil, Espanha, Rússia, Polónia, República Checa, Eslováquia.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here