Está a decorrer na Horta o VII Torneio Regional de Futsal Adaptado

O VII Torneio Regional de Futsal Adaptado já está a decorrer.

Este torneio organizado pelo Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Horta (CAO) em parceria com a Direcção Regional de Educação Física e Desporto (DREFD), tem animado o Pavilhão Desportivo da Horta, onde desde a manhã de hoje as equipas tem lutado pela melhor classificação.

Rui Mendes, coordenador do Desporto Adaptado nos Açores que presidiu á cerimónia de abertura do Torneio, defende que para promover o desporto adaptado é necessário sair de São Miguel e da Terceira, impulsionando-os em outras ilhas. Para tal a Direcção Regional tem um programa de apoio aos torneiros regionais, que apoia a alimentação, estadia e transporte dos atletas que participam nos torneios. Nesse sentido, Rui Mendes considera a Santa Casa da Misericórdia da Horta um parceiro estratégico no desenvolvimento do desporto adaptado nesta zona dos Açores.

Nos últimos meses os atletas do desporto adaptado açoriano têm sido medalhados tanto em competições nacionais como nas internacionais, como foi o caso da atleta Maria João Silva, que representa a Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, que em 2010 obteve dois títulos de campeã mundial, nos primeiros Mundiais de Atletismo para pessoas com síndrome de Down, no México.

“Investir na qualidade desses atletas”, é segundo Mendes a forma de acção mais correcta, no sentido de garantir o crescimento das modalidades desenvolvidas por todos estes desportistas, assim como o seu financiamento.

Sobre esse aspecto, o coordenador relembra que em 2003 o desporto adaptado passou a ter um programa próprio de apoio, criado pelo Governo Regional  tendo sofrido desde então “uma grande evolução, quer em termos de número de atletas, quer em actividades apoiadas”.

Neste Torneio, que decorre hoje e amanhã na cidade da Horta participam cinco instituições oriundas de São Jorge (CAO da Calheta) e de São Miguel (CAO da Povoação, CDAR, Associação Seara de Trigo e Aurora Social) e o CAO da Horta, envolvendo cerca de 61 participantes com deficiência mental e física.

Rui Mendes adiantou ainda que a ilha da Terceira recebe o Campeonato do Mundo de Atletismo Adaptado no próximo ano.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here