Estabilização de talude à entrada da Povoação concluída no Inverno

A obra de estabilização do talude sobranceiro à estrada regional na entrada poente da Povoação deve estar concluída no próximo inverno, acabando com os problemas de segurança naquela zona da costa sul de S. Miguel, anunciou fonte governamental.
“Se tudo correr bem, no próximo inverno já não existirá esta situação”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.

No início de Janeiro, devido às chuvas, ocorreu um deslizamento de terras no talude situado na entrada poente da vila da Povoação, que obrigou ao corte da circulação numa das faixas de rodagem e criou insegurança entre os moradores das casas situadas nas imediações.

José Contente, que falava na apresentação do projecto de intervenção naquele local, que decorreu na Câmara da Povoação, recordou que o acidente ocorreu em Janeiro, o projecto já está pronto e o início das obras tem apenas que aguardar o prazo legal para a declaração de utilidade pública de alguns terrenos

“Estamos em condições de avançar para a obra”, afirmou, admitindo que os trabalhos podem começar dentro de dois meses, quando estiver concluído o processo burocrático de expropriação.

A obra, orçada em cerca de um milhão de euros, obrigou a alterações no plano de investimentos da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, uma vez que as despesas para este ano já estavam aprovadas quando ocorreu o deslizamento.

“Quando há casos prioritários que afectam a segurança das pessoas, o governo tem que agir rapidamente”, afirmou o secretário regional, salientando que a verba para esta obra será retirada dos montantes previstos para a manutenção de estradas regionais.

A empreitada será adjudicada por ajuste directo, revelou José Contente, para garantir maior rapidez no processo, salientando ainda que o trânsito no acesso poente à Povoação não deve ser cortado durante as obras, ainda que possa ser interrompido de forma pontual.

Com esta intervenção, que decorrerá numa extensão de cerca de 600 metros, a estrada regional vai ganhar mais quatro metros de largura, já que o talude vai recuar devido à movimentação de terras, o que permitirá criar um passeio para peões e um espaço verde na berma.

Na apresentação do projeto, Carlos Ávila, presidente da Câmara da Povoação, recordou os “grandes constrangimentos” que a atual situação provoca nos acessos à vila, destacando que a obra permitirá “resolver o problema numa perspetiva de futuro e com preocupações de segurança”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here