Portugal derrotou a Bósnia por 0-1, na segunda mão do play-off europeu de acesso ao Mundial 2010, garantindo desta forma a terceira presença consecutiva em fases finais de Campeonatos do Mundo, a sexta consecutiva em grandes competições de selecções. Num jogo em que o relvado não ajudou ao tipo de futebol que os jogadores portugueses estão habituados a praticar, um golo de Raul Meireles aos 56 minutos bastou para selar a qualificação portuguesa para a África do Sul.
Carlos Queirós deixou Deco no banco de suplente, promovendo Tiago para o meio-campo titular, que completou o tridente com Pepe e Raul Meireles. De restos todos os jogadores repetiram a titularidade do Estádio da Luz, e mesmo antes do jogo foi possível confirmar que o ambiente iria ser muito adverso à equipa portuguesa. O hino nacional foi muito assobiado no estádio Bilino Polje, numa manifestação de desrespeito Bósnio para com Portugal.
Num relvado com poucas condições para o jogo mais técnico de Portugal, a disputa de lances divididos assumiu especial importância, e o domínio das operações foi dividido durante os primeiros 45 minutos. Enquanto os bósnios procuravam constantemente solicitar Dezko na frente de ataque para depois executar combinações rápidas perto da baliza de Eduardo, Portugal procurava ainda assim atacar com trocas de bola mais curtas e Raul Meireles beneficiou de uma grande oportunidade para inaugurar o marcador aos 26 minutos. O médio do FC Porto combinou bem com Tiago e isolado perante Hasagic permitiu a defesa ao guardião contrário.
O nulo ao intervalo era justo face ao equilíbrio de forças, resultado que dava a qualificação portuguesa para a África do Sul.
O segundo tempo trouxe uma equipa portuguesa mais dominadora e Raul Meireles não perdoou na segunda oportunidade de golo de que dispôs, depois de uma bela assistência de Nani. Aos 56 minutos, o número 16 de Portugal recebeu a bola dentro da área e apenas com o guarda-redes pela frente encostou com grande classe ao poste direito da baliza, praticamente selando a presença nacional no próximo campeonato do Mundo. Depois do golo Portugal acalmou e perante um adversário que sabia da dificuldade da sua tarefa apostou no contra-ataque, mas revelou alguma lentidão de processo na troca de bola, certamente com o relvado a não ajudar.
O 2-0 estava claramente mais próximo do que o golo do empate bósnio, mas o facto é que o ataque nacional não aproveitava da melhor forma os espaços que a defesa contrária abria. Meireles, Simão, Liedson e Nani não foram capazes de concretizar as situações de perigo criadas, fazendo recordar alguns encontros da fase de grupos em que a falta de eficácia traiu o bom futebol exibido pela selecção.Depois de um início de apuramento muito complicado com 4 empates no primeiros 7 jogos, Portugal com este triunfo somou a quinta vitória consecutiva e o 10º encontro consecutivo sem perder no caminho para o Mundial 2010.
O sorteio da fase final do Mundial está marcado para dia 4 de Dezembro às 17:00h, altura em que serão conhecidos os primeiros adversários de Portugal no torneio a realizar na África do Sul.