Estivadores dos portos dinamarqueses, suecos, espanhóis e franceses paralisaram hoje durante duas horas em solidariedade com os seus camaradas portugueses, disse fonte sindical à Lusa, com base em confirmações obtidas até às 18:30.
As paralisações foram feitas por apelo de duas federações sindicais internacionais, a IDC — Conselho Internacional de Estivadores, no qual está filiado o Sindicato dos Estivadores português, e a ETF — Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes, que acolhem todos os sindicatos dos vários tipos de trabalhadores portuários.
Em comunicado, o Sindicato dos Estivadores congratulou-se com a solidariedade, que atribuiu não só ao entendimento de que o que se passa em Portugal “é um balão de ensaio” para os portos “onde ainda existam estivadores profissionais”, como também ao entendimento da existência de riscos em descarregar navios que tenham sido descarregados por trabalhadores precários. (Corrige no terceiro parágrafo a ausência da palavra “carregados” e esclarece que os estivadores receiam descarregar navios que tenham sido carregados por trabalhadores precários).
Lusa