O PSD/Açores denunciou hoje “a urgência de manutenção do troço da estrada nº1 de 2ª que dá acesso à Fajã do Ouvidor”, na ilha de São Jorge, considerando que “é necessária a repavimentação do mesmo – um troço com cerca de 3,2 kms -, que se encontra muito degradado”, referiu o deputado Mark Marques.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata quer saber “se o governo regional tem conhecimento daquela situação de degradação”, e se a tutela “pretende levar a cabo alguma intervenção de conservação imediata de qualidade no citado troço de estrada”, explica.
Segundo Mark Marques, “foi compromisso deste governo regional repavimentar aquele troço, mas este é o mesmo governo regional que já nos habituou a dar o dito por não dito, pois ainda em resposta a requerimento sobre a matéria em Junho de 2010, afirmava que seriam realizadas intervenções de conservação corrente na dita estrada, como reparações e remendagens”, recorda.
Citando a tutela, e confirmando que “essas reparações e remendagens tardam em chegar”, o deputado refere que “o pavimento está muito degradado, e põe em causa a segurança e o conforto dos que nele circulam. Tanto mais que na Fajã do Ouvidor tem muitos residentes permanentes, uma população que aumenta significativamente no Verão, com visitantes para férias e turismo”, explica.
Mark Marques salienta que “é também este mesmo o governo que gasta milhões de euros em outras ilhas da região mas que, na ilha de São Jorge, se refugia dizendo que está a fazer o acesso à Vila das Velas, e descurando por isso os restantes troços de estrada, dando desculpas de mau pagador e fazendo de uns filhos e de outros enteados”, conclui.