A Secretária Regional da Solidariedade Social manifestou esta quarta-feira, em Ponta Delgada, a “total abertura” do Governo dos Açores para colaborar com a Rede Europeia Anti-Pobreza, frisando que a Região “só tem a beneficiar com as suas experiências e com o seu conhecimento”.
Andreia Cardoso, que falava no final de uma reunião com o Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, Agostinho Moreira, afirmou que “está já em marcha a definição de uma estratégica de combate à pobreza e exclusão social, que será apresentada no início do segundo semestre”, salientando “a vontade da Rede em querer participar quer na elaboração, quer na implementação desta estratégia”.
“É indispensável beneficiarmos do conhecimento que a Rede tem, a nível nacional, de implementação de estratégias locais atendendo às particularidades de cada território”, frisou.
Por outro lado, a Secretária Regional considerou “fundamental ter toda a abertura para beneficiar do conhecimento e da formação que os técnicos da Rede podem disponibilizar”, acrescentando que esta Rede também é muito importante “num outro domínio, que é a monitorização, e depois na implementação desta estratégia regional”.
Andreia Cardoso frisou ainda que esta Rede tem tido o mérito de apresentar a nível nacional propostas concretas neste campo e de ter experiência neste domínio, daí ser “uma mais-valia para a Região”.
A titular da pasta da Solidariedade Social referiu ainda que a mudança de mentalidade é muita lenta, mas tem de ser iniciada e que esta é uma mudança que já foi iniciada e há provas disso em várias áreas na Região.
“Há todo um conjunto de questões que, naturalmente, são questões de lenta alteração, mas há dados e há resultados que evidenciam esse trabalho que tem sido feito ao longo dos tempos”, afirmou.
Açores 24Horas / Gacs