Depois da estreia oficial no Festival Tremor , o documentário “AZ-RAP: Filhos do Vento” abre-se ao mundo através da internet.
Esta produção da Red Bull Media House, e que passa a partir de hoje a estar disponível em RedBull.pt, revela o universo pouco conhecido do hip-hop nascido e produzido nos Açores e o caráter singular de uma cultura com identidade sonora muito própria.
Neste filme com a duração de 21 minutos está em evidência o outro lado da cultura açoriana que não aparece nos postais turísticos do arquipélago e que nasceu como uma forma de expressão das comunidades populares mais underground das ilhas de São Miguel e da Terceira, com expressivas ramificações aos Estados Unidos da América. Esta é assim uma história intensa repleta de contrastes, entre as paisagens idílicas e a realidade crua de bairros considerados problemáticos – como é o caso de Rabo de Peixe.
O documentário dá voz a vários protagonistas, um conjunto de rappers – incluindo o lendário Sandro G – que revelam a insularidade como fonte de inspiração e os próprios elementos que moldaram a história e a vivência dos açorianos como força motriz da criação.
VER DOCUMENTÁRIO: http://www.redbull.com/pt/pt/music/stories/1331852962116/ve-o-documentario-az-rap-filhos-do-vento-aqui
PROTAGONISTAS:
António Lopes – Director Artístico, Festival Tremor (São Miguel)
António Sousa – Radialista, Antena 1 Açores (São Miguel)
Carlos Papassa – Amigo do Sandro G (São Miguel)
DLJay – Rapper (Terceira)
DML – Rapper (Terceira)
Fred Cabral – Rapper (São Miguel)
Fugitivo – Rapper (Terceira)
Hakeem – Rapper (Terceira)
Kapu – Rapper (Terceira)
LBC – Rapper (São Miguel)
Rushrap – Blogger (Terceira)
Sandro G – Rapper (São Miguel)
Swift Triigga – Rapper (São Miguel)
Valério – Rapper (São Miguel)
Açores 24Horas / Foto : FREE LANCE Comunicação