Na ilha de Santa Maria, pequenos cientistas, vindos do Continente português, mais precisamente, de Melgaço, no Norte do país, e também de Leiria, estão a explorar a riqueza ambiental da ilha.
O objectivo da missão é despertar o gosto pela investigação e, assim, a ilha de Santa Maria, no Grupo Oriental do arqupélago dos Açores, está transformada num verdadeiro laboratório das Ciências da Natureza.
Cerca de duas dezenas de alunos, os melhores do 8º. ano de escolas de Melgaço e de Leiria, estão aprender no terreno a teoria dos livros.
Este é o terceiro projecto científico da Universidade dos Açores: do primeiro projecto, em que participaram 27 alunos, nove voltaram a estudar na Região Autónoma.
A expedição científica decorre até ao dia 19 de Julho em Santa Maria, prolongando-se, depois, em São Miguel e é acompanhada por Rosa Martins, ex-aluna da Academia açoriana, e uma apaixonada pelas ilhas açorianas.
Rosa Martins, na década de 90, tirou o curso na Universidade açoriana, e só não poupa elogios à capacidade científica da Academia, como também à população das ilhas, pela simpatia e facilidade de acolhimento.