O Presidente do Governo afirmou hoje que o estudo do grupo de trabalho constituído pela Câmara Municipal da Horta sobre a ampliação da pista do aeroporto do Faial constitui um dado importante no trabalho que está em curso para melhorar as acessibilidades aéreas a esta ilha.
Vasco Cordeiro que falava aos jornalistas, em Ponta Delgada, após ter recebido, em audiência, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, um encontro que serviu para José Leonardo Silva entregar ao Governo o estudo sobre a ampliação da pista, afirmou comungar da posição da autarquia, não apenas em relação ao aumento da pista, mas, sobretudo, do objetivo último de haver uma melhoria das acessibilidades aéreas à ilha do Faial, por forma a fortalecer, ainda mais, a economia da ilha a nível turístico.
“É preciso termos presente que já se verifica um crescimento ao nível do turismo também na ilha do Faial, mas isso não nos deve distrair da necessidade de procurarmos sempre fortalecer as condições que possam levar à sustentabilidade desse crescimento”, afirmou o Presidente do Governo.
O Governante reafirmou, ainda, que o Executivo está a trabalhar noutras questões relativas à melhoria das acessibilidades aéreas, não apenas ao Faial, mas também em termos globais da Região, no sentido de reforçar a atratividade das rotas aéreas ao arquipélago.
“É um trabalho que está em curso e para o qual o contributo que chega da parte da Câmara Municipal da Horta é também um dado importante”, assegurou o Presidente do Governo.
Ao lado dos faialense que defendem que a ampliação da pista do aeroporto é essencial para a sustentabilidade da ilha está o autarca do Concelho, que reitera a necessidade de “mais gente, mais economia, mais turismo na ilha do Faial”.
José Leonardo salienta a relevância do estudo elaborado por um grupo de trabalho criado pela Câmara Municipal da Horta apresentado a Vasco Cordeiro, documento que entregará também ao Governo da República, e onde se destaca a redução 38 milhões de euros no valor custo aproximado da obra de ampliação da pista do aeroporto da ilha do Faial (de 73 para 35 ME) .
Açores 24Horas /Gacs