Eventos de surf são estratégicos para os Açores, afirma Vítor Fraga

surfO Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em S. Miguel, que os eventos de surf são “estratégicos para a Região”, permitindo “evidenciar os Açores não só como um destino de surf, mas como um destino de desportos de natureza”, onde os visitantes podem “desfrutar de momentos únicos”.

Vítor Fraga frisou, por isso, que o Azores Airlines Pro e o Vissla World Junior Championships “respondem claramente as orientações estratégicas do Governo relativamente ao apoio e à promoção de eventos desta dimensão na Região”.

“Por um lado, contribuem de uma forma ativa para a captação de fluxos turísticos e, por outro, contribuem para a promoção da Região junto dos principais mercados emissores”, salientou.

O Secretário Regional, que falava na apresentação dos dois eventos desportivos, adiantou que o Azores Airlines Pro envolve a presença de cerca de 400 pessoas, entre atletas e acompanhantes, enquanto o Vissla World Juniors Championship traz aos Açores cerca de 800 pessoas, entre atletas e respetivas comitivas, “o que dá bem mostra da capacidade que este tipo de eventos tem na captação de fluxos para a Região”.

Relativamente à promoção do destino, e concretamente em relação ao Azores Airlines Pro, Vítor Fraga salientou que são “mais de 38 horas de emissão televisiva através da Sport TV para o mercado nacional, de emissão ao vivo na Time Warner nos EUA, Canadá e Hawai, permitindo atingir mais de 42 milhões de lares, bem como da transmissão televisiva para a Austrália e para o Brasil, através da ESPN, e também ao nível do online, da transmissão na Internet, através do site da WSL, que tem um potencial de atingir oito milhões de espetadores, bem como de 4,5 milhões através das redes sociais”.

Em relação ao Vissla World Juniors Championship, o titular da pasta do Turismo lembrou o “desafio e a aposta clara a que o Governo dos Açores se lançou”.

“Quando nos foi apresentada a possibilidade de esta prova se realizar na nossa Região, havia também a possibilidade de o surf ser considerada uma modalidade olímpica, não havendo contudo a certeza de isso acontecer. Arriscámos, fazendo fé naquilo em que acreditamos para a nossa Região, e também tirando partido do bom relacionamento que temos com as várias entidades, quer públicas, quer privadas, resolvemos apostar nesta prova”, afirmou.

Estarão entre nós cerca de 40 países e muitos dos atletas que agora nos visitarão estarão a disputar as medalhas nos próximos Jogos Olímpicos. Isto naturalmente dá-nos uma projeção e uma promoção junto dos seus países que acreditamos ser muito positiva, quer em termos da promoção da Região como destino de surf, como também para a captação direta de fluxos turísticos”, salientou o Secretário Regional.

Vítor Fraga sublinhou que o Governo dos Açores, ao longo dos anos, “demonstrou uma visão estratégica e uma coragem para investir em áreas que hoje são de reconhecido sucesso, ao nível do desporto relacionado com o turismo e com aquilo que nos carateriza, que é uma matriz de natureza”.

Nesse sentido, apontou como exemplos o surf, o trail run e o BTT, salientando que “esta aposta foi efetuada com o objetivo de todos, todas as entidades, beneficiarem, quer entidades públicas, quer entidades privadas”, afirmou.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here