O Sistema de Informação de Imagiologia, que será implementado nos hospitais e centros de saúde da Região e no Centro de Oncologia dos Açores, e que deverá potenciar os recursos disponíveis, com vantagens ao nível da redução dos tempos de espera dos utentes e no aumento da produtividade dos profissionais, já foi adjudicado pela Saudaçor e deverá estar a funcionar no início de 2018.
A este sistema está associado uma plataforma web, onde estará reunida a informação relacionada com exames de radiologia realizados nos hospitais e unidades de saúde de ilha, a que os profissionais de saúde podem aceder para consultar o historial do utente e realizar telediagnósticos, a partir de qualquer unidade de saúde do arquipélago, traduzindo-se a centralização da informação clínica numa maior celeridade no acesso do doente aos serviços e por outro lado a garantia de indicadores indispensáveis na análise de resultados e desempenhos dos serviços de saúde.
A plataforma que está em funcionamento atualmente permite acesso ao processo clínico dos utentes por via digital, mas o acesso aos exames de imagiologia, como raio-x e TAC (tomografia computorizada) é limitado aos hospitais.
O novo modelo, cujo investimento ronda os 1,2 milhões de euros, está preparado ainda para integrar outros dados, nas áreas da Cardiologia, Anatomopatologia e Gastroenterologia.
O concurso público para a implementação deste sistema foi adjudicado à Art Ces, representação nacional da empresa SECTRA, cujo investimento será assegurado por fundos comunitários e por verbas do Plano de Investimentos da Região Autónoma.
Açores 24Horas / Gacs