Exposição de fotografia, inaugurada este sábado, posiciona as Termas da Ferraria como destino atual, ligado às artes e à estética

afaa jose mariaA fórmula parece simples quando o paraíso serve de modelo. Junta-se à prescrição uma câmara fotográfica, um olhar artístico e o momento mágico acontece.

“Termas da Ferraria 2016”, é uma exposição fotográfica onde a misticidade dos trabalhos expostos provoca emoções apenas possíveis neste canto da ilha, resultado de um concurso de fotografia, promovido em parceria entre as Termas da Ferraria e a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA), cujo objetivo é divulgar e promover este singular destino termal, de exclusiva beleza, perseguindo o objetivo de lançar o produto “Termalismo” na Região, posicionando as Termas da Ferraria como um destino atual, que alia as artes à estética, gerando desta forma a captação de novos públicos.

 

A exposição foi inaugurada este sábado, e dando nota dessa envolvência e potencialidade o momento foi enriquecido com a atuação da cantora açoriana Sara Cruz, numa união simbólica de energias e artes.

Cumprido o desafio de iniciar o ano com um evento cultural, Bruno Oliveira, responsável pela gestão do espaço, destaca a qualidade dos trabalhos selecionados, vendo nesta uma oportunidade de promoção única, através da ” perspetiva de quem sabe olhar “, pretendendo manter a parceria com a AFAA, em projetos futuros, havendo também a vontade de tornar a exposição “Termas da Ferraria 2016”, itinerante, dando a conhecer no exterior este local de referência no contexto do termalismo regional.

Bruno Oliveira, ressalva as propriedades naturais das águas da Ferraria, zona impar no Mundo onde se pode tomar banho quente em água de mar, um local onde convergem as energias do mar, do fogo e da natureza, majorando para as termas os benefícios termais e terapêuticos das suas “águas milagrosas”, potenciadas na talassoterapia, pensada na renovação do corpo e mente.

 

Jorge Kol de Carvalho, presidente da Associação de Fotógrafos destaca o bom serviço que foi prestado ao termalismo, segmento que se quer incluído no destino Açores, através desta parceria, que transversalmente aos olhares revelados este sábado, mostram um outro lado da Ferraria, ao mesmo tempo que demonstram a cada concurso, a cada exposição, a evolução dos associados, tendo mesmo alguns já alcançado patamares de reconhecimento internacional.

 

afaa jose mariaO vencedor deste concurso é Nelson Raposo, um “filho da terra”, residente nos Ginetes, que viu expostas as seis fotografias que enviou a concurso, “motivo de muito orgulho”.

O fotógrafo destaca “o seu quintal”, como carinhosamente trata esta área, como um local excelente para fotografar, onde acima de tudo se pode apreciar um maravilhoso pôr-do-sol, tema que expressa na sua fotografia vencedora.

Questionado sobre a mais-valia desta iniciativa para a promoção e desenvolvimento desta zona termal, Nelson Raposo é perentório: “mais vale uma boa imagem do que mil palavras, através da fotografia tanto as termas como os Açores em geral ficam a ganhar, pela rápida apreciação, que provoca interesse e faz com que outros queiram cá vir”.

 

Integrado no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, esta zona de proteção da natureza é composta por diversas estruturas de origem vulcânica de grande valor paisagístico e científico.

Este acontecimento geológico é anterior ao povoamento da ilha de São Miguel e teve origem numa erupção estromboliana que construiu um cone de escórias e originou uma escoada de lava, formando aqui esta fajã.

A entrada desta corrente lávica no mar, gerou uma explosão freática, que por sua vez criou uma estrutura vulcânica em forma de cone, encimada por uma cratera.

Não sendo uma cratera comum, por não estar associada a uma chaminé vulcânica de cuja profundidade viria o magma, esta cratera é cientificamente designada de pseudocratera e é considerada, pela sua singularidade e beleza, um Geomonumento a preservar.

 

 

SM/Açores 24Horas

Fotos: José Maria Sousa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here