Uma exposição multissetorial com 3.000 metros quadrados em Londres pretende promover os vários setores industriais de Portugal, aproveitando que o país “está na moda”, revelou a organização.
A Portugal International Expo 2017 está agendada para os dias 17 a 19 de novembro no centro de exposições ExCel, com um programa provisório que inclui palestras, seminários de gastronomia portuguesa, provas de vinhos, degustações de produtos e atuações de artistas.
“Neste momento Portugal está na moda e devemos aproveitar esta vantagem para alavancar os esforços de promoção do melhor que o país tem”, refere na apresentação do evento a organização, a consultora PM Excel Group, da portuguesa Patrícia Marcelino.
O evento, cujos expositores ainda não foram anunciados, pretende, atrair “empresas e negócios que pretendem importar e comercializar produtos portugueses, respondendo dessa forma à crescente demanda que se verifica com o aumento exponencial de portugueses a emigrar para o Reino Unido, assim como pela curiosidade proveniente do facto de Portugal estar cada vez mais na moda”.
O evento quer não só explorar o “mercado da saudade”, composto pelos portugueses residentes no estrangeiro, mas também chegar ao “crescente ‘mercado da curiosidade'”, formado pelos consumidores interessados por produtos étnicos.
Segundo estatísticas oficiais britânicas, desde 2012 registaram-se para trabalhar no Reino Unido 150 mil portugueses e só em 2015 estima-se que 2,5 milhões britânicos tenham visitado Portugal.
Além dos setores agroalimentar e bebidas, estão previstos espaços para representantes das fileiras do Turismo, Imobiliário, Materiais de Construção, Mobiliário, Têxteis, Moda e Calçado e Serviços.
Lusa