A fábrica do queijo típico da ilha do Corvo vai voltar a funcionar a partir de Outubro, após obras de remodelação financiadas pelo governo açoriano, revelou o Executivo.
No termo de uma visita à mais pequena ilha dos Açores, o Governo Regional anunciou também o desenvolvimento, em colaboração com a cooperativa proprietária da queijaria, a Lacticorvo, de um programa de melhoria do queijo do Corvo para garantir a sua padronização.
Revelou, igualmente, a realização na ilha de acções de formação, informação e divulgação agrária nas áreas do melhoramento de pastagens e da produção e conservação de forragens, alimentação e nutrição animal, higiene na ordenha e qualidade do leite.
Anunciou, ainda, o início de estudos, a promover em conjunto com a elétrica regional (EDA) e o consórcio do projeto Green Islands, para a introdução de energias renováveis no abastecimento de energia elétrica à ilha do Corvo.
O projeto em causa visa definir os requisitos técnicos para os sistemas de armazenamento e gestão inteligente da rede, informação aos clientes e gestão da procura, adianta o comunicado governamental, emitido depois da visita do Executivo à ilha.