Após uma primeira edição em Lisboa, a FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte – chega este outono aos Açores. Durante o mês de Outubro, a FACA desdobra-se entre as ilhas de Faial, Pico, Terceira e São Miguel com uma exibição de documentários portugueses e internacionais selecionados da Festa FACA 2014.
São filmes no cruzamento entre a Antropologia e a arte, que procuram questionar o lugar do homem no mundo, evidenciando um interesse antropológico pela observação do outro.
Com uma programação própria para cada ilha, poderão ser vistos, entre outros, filmes sobre a contemporaneidade no Brasil (Paisagem carioca, Batalha do passinho, Fado Tropical), as vivências numa “’Africa” pós-colonial(Amanhecer a Andar, Pabia di Aos), a interioridade de Portugal (Alto do Minho, Não são favas são feijocas), os movimentos de uma Lisboa à margem (Tão perto do silêncio, Os dias da Horta) ou os pescadores dos Açores (Meu pescador, meu velho).
No Faial, as exibições terão lugar todas as sextas feiras de outubro, às 21h30 na Biblioteca Pública ARJJG, enquanto que, no Pico, serão aos sábados, na Biblioteca Municipal de São Roque, pelas 21h00.
Na ilha de São Miguel, a mostra de filmes decorrerá de 15 a 19 de outubro, em diversos espaços ( Museu Carlos Machado, Cine Clube de Ponta Delgada, Teatro Miramar de Rabo de Peixe e Biblioteca Pública de Ponta Delgada).
Na ilha Terceira, a FACA terá lugar no fim-de-semana de 25 e 26 de outubro, no Museu de Angra de Heroísmo, entre as 15h00 e as 17h30.
Para além da projeção de filmes, será promovida uma oficina de cinema documental orientada pela realizadora portuguesa Catarina Alves Costa, numa ação conjunta da FACA, Museu de Angra do Heroísmo e Cineclube da ilha Terceira.
A entrada para os filmes é gratuita em todas as ilhas.
A informação sobre esta iniciativa está disponibilizada em http://faca2014.wordpress.com/