Faial cancela fogo-de-artificio a canaliza montante para apoio social, restauração e hotelaria

Na ilha do Faial o tradicional fogo-de-artifício foi cancelado, a fim de evitar ajuntamentos na Avenida 25 de Abril, sendo o investimento que se encontrava previsto para esta animação foi redirecionado para o apoio a famílias carenciados e idosos sem rede social de apoio da ilha, bem como para a restauração e unidades turísticas locais, avançou esta quinta-feira a Câmara Municipal da Horta.

Assim, e considerando que este evento constituía um dos pacotes turísticos de hotéis e unidades de alojamento local, o presidente da Câmara da Horta, anunciou uma nova medida de apoio excecional ao setor do alojamento, no âmbito do Fundo de Dinamização Empresarial, comparticipando estadias que os faialenses queiram realizar, em unidades de turismo local, na passagem de ano e durante esse fim-de-semana.

“Contamos distribuir, no dia 24 de dezembro, cerca de 1.000 Ceias de Natal Solidárias em regime take away, à base de pratos tradicionais, para, em conjunto com a restauração da ilha, chegarmos àqueles idosos sem apoio e famílias com elevado nível de carência, para que a sua noite de Natal seja menos solitária”, revelou ainda José Leonardo Silva, explicando que esta medida permite também “apoiar um setor de atividade altamente penalizado pela crise pandémica”, num valor que se estima em cerca de 15 mil euros.

“Não vamos deixar de investir no programa de Natal, na verdade estamos a replicar os 50 mil euros que já tínhamos previsto, em ações que fazem mais sentido, a partir do momento em que já não colocamos de pé grandes eventos, como o Dia das Montras”, referiu o autarca.

“Estamos agora, fruto da pandemia, a reforçar o nosso apoio aos que mais precisam e a dizer às nossas empresas e aos nossos empresários que queremos que a nossa economia continue em força. Por essa razão, vamos aumentar o número de prémios do último sorteio do ano do “Aposte Local, Compre no Faial”, de 1 prémio de 1.000€ para 5 prémios desse valor”, concluiu o presidente da Câmara da Horta.

O reforço da iluminação de Natal é também uma das novidades, “para trazer alegria à cidade”, através da criação de polos de luz desde o adro da Igreja da Conceição à Igreja das Angústias, com motivos de Natal gigantes iluminados com cenas da natividade, que inclui a instalação de uma “aldeia” de Natal, para os mais pequenos, na Praça do Infante, para que estes, a par dos seus pais, possam percorrer várias estações e assistir à leitura de contos natalícios, através de dispositivos móveis.

Reforça esta aposta na iluminação, um concurso de iluminação de montras e varandas, um pouco por toda a ilha, para que, “mesmo em pandemia, haja alegria no Natal do Faial”, afirmou o autarca.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here