Os Parques Naturais do Faial e do Pico, promovem a realização do colóquio “As áreas protegidas na promoção do desenvolvimento sustentável”, iniciativa que surge no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da classificação da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico e conta com a participação de Teresa Tiago, da Universidade dos Açores, Gonçalo Rosa, responsável da edição portuguesa da National Geographic Magazine, e dos diretores dos parques naturais do Faial e do Pico.
As Reservas Naturais da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico, duas das mais antigas áreas protegidas de Portugal, são locais únicos no mundo, onde a biodiversidade e a geodiversidade vivem em harmonia com o Homem, sendo um motivo de orgulho para todos os Açorianos.
A Reserva Natural da Caldeira do Faial foi criada em 7 de março de 1972 com o objetivo de conservar um conjunto de valores naturais que necessitam de ser preservados através do controlo dos acessos e da manutenção de regras de comportamento compatíveis com os objetivos que justificaram a classificação deste território.
A Reserva Natural da Montanha do Pico foi criada em 8 de março de 1972 como Reserva Integral, sendo mais tarde reclassificada como Reserva Natural, tendo em vista preservar os valores estéticos e naturais, a singularidade geológica e a importância desta área para espécies, habitats e ecossistemas protegidos.
Atualmente, estas duas reservas, além de serem elementos estruturantes da paisagem, são pontos de referência para os visitantes das duas ilhas.
Os valores presentes nestas reservas são reconhecidos internacionalmente por diversas classificações, nomeadamente Rede Natura 2000, RAMSAR, 7 Maravilhas Naturais de Portugal e Prémio EDEN.
No Faial o colóquio “As áreas protegidas na promoção do desenvolvimento sustentável” terá lugar a 7 de março, no Teatro Faialense, e no dia seguinte na Câmara Municipal da Madalena, no Pico.
Açores 24Horas / Gacs