O presidente do Clube Naval da Horta (CNH), Hugo Pacheco, esteve em Paris para, no decorrer do Salão Náutico Internacional daquela cidade, apresentar a edição/2009 da regata oceânica VANNES-HORTA-VANNES.
“Esta apresentação significou muito. Foi a primeira vez que o CNH fez uma apresentação no Salão Náutico de Paris que é, reconhecidamente, um dos maiores do mundo. Contámos com a presença de pessoas que em muito vem honrar a organização, como seja o presidente da Câmara de Vannes, o director do Turismo de Vannes, o director da Classe Pogo e vários velejadores da classe, antevendo uma grande adesão para esta regata”, refere, com evidente satisfação, Hugo Pacheco.
O líder do Clube Naval da Horta explica ainda que “inicialmente estava prevista a apresentação da L’ATLANTIQUE POGO, mas a organização resolveu apresentar uma nova regata, sem, contudo, que esteja posta de parte a reactivação da L’Atlantique”.
“É muito bom termos uma regata de classe, com barcos equivalentes a competirem entre si. Para além disso, esta regata terá algumas novidades, nomeadamente porque poderá haver substituição das equipas concorrentes em cada uma das pernas que a compõem. Poderá ainda haver a hipótese de termos faialenses a integrar a prova”, acrescenta.
Para além de todo o movimento de iatistas e barcos que esta prova vai dar à Marina da Horta, Hugo Pacheco está certo de que este será outro momento de projecção do Faial no mundo.
“O director do Turismo de Vannes conhece muito bem o Faial e as suas potencialidades e está a planear várias coisas alusivas ao Faial para fazer no dia da largada da regata, como seja um jantar com gastronomia faialense e a actuação de um Grupo Folclórico. Está ainda prevista uma exposição de fotografia, entre outras coisas… Tudo com o sentido de envolver a comunidade e de projectar o Faial”.
Outra das ideias que está na manga é um intercâmbio entre as duas cidades com os barcos típicos de cada uma. Assim, deverá deslocar-se a França um bote baleeiro para promover provas de remo.
Esta é uma regata destinada a barcos da Classe Pogo 8.50 e 10.50, tripulados em solitários (single handed) ou em duplas (double-handed) que nasce de uma parceria entre o Clube Naval da Horta, Apto e Câmara Municipal.
Em 2009 serão três as regatas internacionais que vão escalar o porto da Horta por ocasião do maior festival náutico do país – a Semana do Mar.
Registe-se ainda que a França está no topo das regatas. “É o país que mais regatas internacionais promove, pelo que ter o Clube Naval da Horta associado à França nestas organizações é um benefício não só para o clube como para a ilha e para a própria Região. Ser o Faial a ilha escolhida para estas provas é um reconhecimento ao nosso trabalho. Temos uma das melhores marinas do mundo e é bom que continuemos a desenvolver um bom trabalho para que sejamos nós a agarrar estas oportunidades”, termina.
Im DiarioInsular Online