O Teatro Faialense, na cidade da Horta, Ilha do Faial, recebe nos dias 1, 2 e 3 de Novembro uma extensão do Festival Internacional de Cinema Panazorean.
A extensão que contará com a presença de André Santos, diretor do festival, conta com a exibição de alguns dos filmes premiados na competição regional, nacional e internacional, do II Panazorean.
No que diz respeito à programação, de destacar no primeiro dia a exibição da curta-metragem “Os vivos também choram” de Basil da Cunha que conta com o conhecido actor português José Pedro Gomes, no papel principal. No mesmo dia será apresentado “Welcome and Our Condolences” de Leon Prudovski que recebeu 3 prémios no Panazorean: Prémio de melhor curta internacional, atribuído pelo júri, prémio melhor filme internacional (votação do público) e ainda prémio RTP2 /Onda Curta e a fechar o primeiro dia será apresentado “A Nossa Casa” do faialense João Rodrigues, que foi distinguido com o Prémio “Novo Talento Regional” na 2.ª edição do Panazorean.
No segundo dia, 2 de Novembro, será exibido o filme que venceu o Grande Prémio Panazorean: “Argentinian Lesson” do realizador polaco Wojciech Staron.
No último dia da extensão, o maior destaque vai para “Cerro Negro” de João Salaviza, que foi distinguido no Panazorean com o prémio de melhor curta nacional, promissor realizador português, vencedor dos principais galardões de Cannes e Berlim, em edições recentes.
O Panazorean – Festival Internacional de Cinema, é uma iniciativa da AIPA (Associação dos Imigrantes nos Açores) e tem como objeto o cinema sobre as migrações e a interculturalidade promovendo a sua diversidade cultural.