A TMN vai começar a aplicar o aumento de 2,5 por cento das suas tarifas a partir do primeiro dia de Março, aplicando-se os novos preços aos serviços de voz e dados (telemóveis e placas de banda larga).
Já o tarifário do Moche, direccionado para os mais jovens, não sofre alterações.
As chamadas nacionais do plano Mimo da TMN entre clientes desta operadora custam agora 25,2 cêntimos no primeiro minuto e 15,1 cêntimos nos minutos seguintes, senda que a partir de domingo os preços praticados vão passar a ser de 25,8 cêntimos e 15,5 cêntimos, respectivamente.
Para as outras redes, as chamadas nacionais têm um custo de 40,3 cêntimos por minuto.
Também a Vodafone vai aplicar as novas tarifas a partir de dia 05 de Março, incidindo os reajustamentos apenas sobre os serviços móveis, com excepção das mensalidades associadas aos tarifários Yorn Power Extravaganza e Vita 91 Extreme, bem como os serviços fixos, a banda larga e os serviços roaming.
Todas as chamadas nacionais do plano Vita Total, da Vodafone, têm agora um custo de 18,84 cêntimos por minuto e a partir de 5 de Março a mesma chamada vai custar 19,3 cêntimos.
No mesmo plano, as chamadas internacionais para países da União Europeia nos dias úteis custam agora 55,44 cêntimos por minuto e vão passar a custar 56,8 cêntimos por minuto.
Para a operadora, esta era uma “decisão inevitável”, tendo em conta “o actual ambiente macroeconómico, a maturidade do mercado das comunicações móveis, a diminuição das suas receitas de terminação e o aumento dos produtos e serviços contratados aos fornecedores”.
Também a Optimus vai actualizar em 2,5 por cento os tarifários, que entram em vigor a 05 de Março, sublinhando que “dado o contexto, esta actualização não compromete a competitividade” da sua oferta.
De acordo com as informações disponibilizadas no site da operadora, todas as chamadas nacionais do plano Total têm agora um custo de 18,8 cêntimos por minuto e no dia 05 de Março vão passar a custar 19,3 cêntimos.
As chamadas para a Europa do mesmo tarifário custam hoje 52,6 cêntimos, passando a custar 53,9 cêntimos a partir do dia da actualização dos preços.
Os tarifários não eram actualizados desde Julho do ano passado, altura em que os preços foram reduzidos, devido à descida do IVA de 21 para 20 por cento, sendo que a última subida dos preços aconteceu em 2004.
Lusa/AO