Faleceu esta manhã, subitamente, aos 73 anos, o empresário e antigo presidente da Câmara Municipal do Corvo, personagem emblemática da nossa ilha mais pequena.
Marcelo Rebelo de Sousa, através da página oficial da Presidência da República, já manifestou o seu pesar e condolências à família e “lamenta profundamente o inesperado falecimento do corvino Manuel das Pedras Rita, com quem privou recentemente na passagem de ano para 2020”.
Também o Conselho do Governo, reunido esta manhã, deliberou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do histórico Manuel Rita, figura incontornável do Corvo, tendo sido autarca da ilha, empreendedor e empresário.
A forma como se empenhava no debate político, na defesa da sua terra e das suas gentes era alvo de elogio e de enorme respeito por parte de quem com ele privava.
Para José Manuel Bolieiro, “os Açores perderam uma daquelas pessoas que fazem os lugares. Era impensável falar no Corvo sem falarmos no Manuel Rita. À família enlutada, aos amigos e aos corvinos, uma sentida palavra de solidariedade e de pesar por esta irreparável perda. Foi uma pessoa que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa terra.”