Depois de o Vitória de Setúbal ter vencido a primeira edição, e Benfica, nas quatro seguintes, a mais recente competição do calendário futebolístico português vai ter um novo dono, num encontro entre duas equipas que esperavam melhor temporada.
Sem dependerem de si na luta pelo título, pois estão a quatro pontos do Benfica, e já afastados da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal, os “dragões” têm na Taça da Liga a principal oportunidade para conquistarem um troféu.
O Sporting de Braga, que perdeu os dois jogos do campeonato para o adversário, embora o tenha afastado da Taça de Portugal, saiu da Liga dos Campeões na fase de grupos e uma época abaixo das expectativas está a complicar o regresso à Liga “milionária”, com o quarto lugar no campeonato, a três pontos do surpreendente Paços de Ferreira.
Este é o único troféu nacional que falta ao FC Porto, enquanto o Sporting de Braga procura o seu segundo título, para juntar no museu do clube à Taça de Portugal de 1965/66.
No confronto direto em finais, o FC Porto levou sempre a melhor, em duas edições da Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Liga Europa, na única final europeia entre duas equipas lusas, há duas temporadas, em Dublin.
Lusa