Fechaduras de madeira da ilha do Corvo certificadas como “Artesanato dos Açores”

fechadura madeira corvo foto -visitazoresNo âmbito da valorização dos produtos regionais, foi hoje publicada em Jornal Oficial, a portaria que reconhece a produção de cariz tradicional das fechaduras de madeira na mais pequena ilha do arquipélago, associada à vida rural, algumas ainda existentes, sobretudo nas casas de abrigo da faina agrícola.

As fechaduras de madeira da ilha Corvo, antigamente usadas para trancar as portas das casas mais abastadas, transformaram-se atualmente num artesanato típico cada vez mais procurado pelos visitantes da ilha, tornando-se indissociáveis da história da Região e dos Corvinos.

A certificação das ‘Fechaduras de madeira da ilha do Corvo’ pela marca Artesanato dos Açores, reforça, segundo o Governo Regional, a medida de criação desta marca coletiva de origem, considerando que o incentivo à manutenção de práticas artesanais de reconhecido interesse cultural e também económico pode contribuir de forma significativa para a notoriedade da Região, enriquecer o património etnográfico e consolidar a diversidade cultural enquanto polo de atratividade turística.

Pretende ainda o Executivo, uma mais eficaz distinção, divulgação e comercialização, sobretudo no mercado externo, por via da projeção da marca Artesanato dos Açores e através do incentivo à certificação de produtos, imagens de marca, denominação de origem, indicação geográfica protegida, especialidade tradicional garantida, uso de rótulos e selos de garantia.

A candidatura à certificação é apresentada ao Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) e analisada através da Comissão de Acompanhamento Técnico (CAT).

A certificação é atribuída a produtos tradicionalmente manufaturados na Região e que correspondam a rigorosos critérios de avaliação, competindo ao CRAA a aprovação e posterior acompanhamento e fiscalização.

 

 

Açores 24Horas

Foto: Direitos reservados / Site visitazores.comtalholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here