“Promoção turística dos Açores é mal feita e aposta em vertentes erradas”, Félix Rodrigues

felix rodrigues CDSPPO Vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Félix Rodrigues, criticou, este sábado, a promoção turística feita pelas entidades públicas açorianas, apontando como caso paradigmático desta “má promoção” o facto do Secretário da Saúde “ir para os Estados Unidos promover o turismo de saúde, quando o Serviço Regional de Saúde não tem capacidade de resposta para os Açorianos”, em vez de “se fazer uma promoção efectiva da natureza e das belezas naturais das nossas ilhas”.

No final das VII Jornadas Parlamentares dos democratas-cristãos açorianos, que decorreram entre os dias 9 e 11, na ilha das Flores, e depois de um conjunto de visitas e reuniões com empresas e entidades da ilha, Félix Rodrigues apontou falhas na promoção turística que se faz dos Açores e que “custa milhões de euros por ano”.

“A ilha das Flores é uma reserva da biosfera da UNESCO, bem classificada, porque possui, em termos de vegetação, floresta pristina, muito bem conservada, e, por outro lado, vê-se perfeitamente um equilíbrio entre as atividades humanas e a imponência da natureza da ilha. Aliás, esta imponência confere-lhe um outro título, que é o de fazer parte do Geoparque Açores, porque tem, de facto, estruturas geológicas fabulosas. Portanto esta ilha, em particular, tem um enorme potencial turístico para ser explorado na vertente do turismo da natureza, da fotografia de natureza, da prática desportiva associada à natureza, do pedestrianismos… O que falta para se aproveitar este potencial é uma efetiva divulgação e os acessos”, constatou o Deputado.

Félix Rodrigues diz que a divulgação e promoção turística das Flores e a melhoria dos acessos à ilha só podem passar “por uma promoção dedicada a um público-alvo, a nichos e não a turismos de massas. Por isso tem que haver especificidades em termos de promoção turística para cada ilha, em vez de se desenvolver uma determinada vertente de turismo de massas que não interessa aos Açores, aos Açorianos e, muito menos, aos Florentinos”.

Neste sentido, o Vice-presidente da bancada parlamentar popular exemplificou com a recente deslocação do Secretário Regional da Saúde aos Estados Unidos da América para promover os Açores enquanto destino turístico de saúde: “Apostamos mal na promoção turística; não faz sentido nenhum que se vá para os EUA promover o turismo de saúde, quando não temos capacidade para dar respostas aos problemas de saúde dos Açorianos, nos Açores, e não se faça uma promoção das belezas naturais que temos, por exemplo, de uma ilha da biosfera, como a ilha das Flores, que é das mais bonitas que temos na Região”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here