Os 15 feridos transportados na segunda-feira para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), na sequência da colisão entre dois comboios no concelho de Soure, já tiveram todos alta, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.
O embate de um comboio Intercidades na retaguarda de um Regional, parado à entrada da estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, concelho de Soure, na segunda-feira à noite, pelas 21h15, provocou pelo menos 15 feridos ligeiros, transportados para os HUC.
O último balanço feito à Lusa por fontes do HUC adiantava que os feridos, nenhum inspirando “cuidados de maior”, eram treze.
Num balanço dos acontecimentos, o 2.º comandante operacional distrital, Paulo Palrilha, disse que 10 outras pessoas foram “avaliadas e receberam assistência psicológica no local” pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), sem precisarem de ser transportadas para qualquer unidade de saúde.
São ainda desconhecidas as causas da colisão entre o Intercidades, que circulava no sentido Lisboa-Porto, na retaguarda do Regional, que, no mesmo sentido, assegurava a ligação entre Entroncamento e Coimbra.
O Governo ordenou à Refer e à CP a abertura de um inquérito para apuramento das causas deste acidente, “cujas conclusões preliminares deverão ser apresentadas nas próximas 72 horas”, refere uma nota divulgada na segunda-feira à noite pelo Ministério da Economia, que gere a pasta dos transportes.
Lusa