O cardeal norte-americano, cujos bisavós eram da ilha de S. Jorge, desempenha as funções de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo o mais alto dignitário do Vaticano a presidir a estas festas, que atraem anualmente milhares de peregrinos.
O programa, que se prolonga até 02 de junho, começa hoje com uma palestra do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sobre ‘A Igreja e o Estado’, que antecede o Concerto de Abertura, pelo Coral de S. José.
O ponto alto das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a procissão, que se realiza desde 1700 no quinto domingo depois da Páscoa.
A procissão percorre as ruas da cidade com uma imagem do “Ecce Homo” com mais de 400 anos, oferecida às freiras clarissas pelo Papa Paulo III, num cortejo que é acompanhado por milhares de pessoas, incluindo muitos emigrantes açorianos que aproveitam as festas para se deslocarem à região.
No programa das festas merece também referência a Procissão da Mudança da Imagem do Santo Cristo, que sai na tarde de sábado do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, cumprindo um trajeto à volta do Campo de S. Francisco.
Na madrugada de domingo, como é tradição, a imagem do “Ecce Homo” sairá da Igreja do Santuário para a Igreja de S. José, um espaço maior que permite receber os milhares de peregrinos que todos os anos ali estão em vigília.