Os inscritos são portugueses e estrangeiros, maioritariamente espanhóis e franceses, mas é também aguardado um grupo de suecos, entre outros participantes neste festival.
O programa, além dos voos diários que vão cobrir várias zonas da ilha de S. Miguel, inclui a possibilidade de se realizarem baptismos de voo em asas de dois lugares, devidamente acompanhadas por um piloto.
Um espectáculo de manobras acrobáticas de parapente, com Anthony Green e Théo Cambier e o lançamento de centenas de balões pelo brasileiro João Vieira ‘Tura’ são outras iniciativas previstas.
O programa inclui ainda um seminário sobre balonismo e uma palestra de Ed Ewing, editor da revista ‘Cross Crountry’, sobre a sua experiência de voos em locais como os Picos de Lahaul, nos Himalaias.
O Festival de Parapente dos Açores começou em 1993 apenas como uma reunião de amigos, tendo-se tornado actualmente um evento único no país, que reúne pilotos de várias partes do mundo.
A edição deste ano estará centrada na zona das Sete Cidades, que é considerada como um dos 60 melhores locais de voo na Europa.