Nos próximos dias 25 e 26 de novembro (sexta e sábado), a Associação dos Imigrantes nos Açores – AIPA – promove na Academia das Artes, em Ponta Delgada, mais uma edição do Festival “O Mundo Aqui”, evento que pretende celebrar a diversidade cultural e promover a interculturalidade com música, dança e gastronomias do mundo.
Na vertente gastronómica, a tenda “Sabores do Mundo” terá pratos e petiscos de Angola, Brasil, Cabo Verde, haverá ainda uma barraquinha “Sabores do Oriente” e outra do projeto “Tu existes, Tu contas”.
Os stands são da responsabilidade de imigrantes residentes na Região e estarão abertos, durante os dois dias, para almoço e jantares. A organização destaca a implementação do Sistema de Higiene e Segurança Alimentar nas tendas gastronómicas.
Tal como nas edições anteriores, o Festival tem vindo a privilegiar um verdadeiro palco de cruzamento cultural, proporcionando espaços de valorização da cultura açoriana, dando oportunidade de divulgação de artistas imigrantes residentes na região e propiciar o conhecimento de talentos provenientes de outros espaços geográficos.
O duo ucraniano Oleksandra Turyk & Volodymyr Rvuchenko, o músico cabo-verdiano Jaime Goth e sua banda, o cabo-verdiano Miguel Oliveira, os “Streetdancers” (grupo de jovens dançarinos da Associação Solidaried’Arte), momentos de dança com Susana Amira, o músico guineense Ciro Costa e a açoriana Sara Cruz, são alguns dos protagonistas dos espetáculos desta 8ª edição que entre cheiros, sabores e música, o levarão a lugares tão distintos, como são os Açores, a Ucrânia, o Oriente e África.
Destaque para o encerramento do festival, onde em palco estarão ritmos da natureza e sons do mundo com a banda “Terra Livre”. Um grupo, composto por 6 músicos multi-instrumentistas, com raízes no reggae/dub, gnawa, do afrobeat ao soukous, passando por diversos ritmos afro- brasileiros, um momento que a banda descreve como “um momento vivo de celebração, ao ritmo da pulsação da Terra, chegamos ao êxtase da pura e simples alegria de viver, sem fronteiras, numa “Terra Livre””.
No âmbito do Festival “O Mundo Aqui, decorrerão ainda, no sábado, atividades paralelas, nomeadamente um showcooking de cozinha vegetariana com Oksana Zagoruy (autora do projeto “Dicas da Oksi”) e uma tertúlia sobre o Veganismo, orientada por Jéssica Pacheco, da Associação Vegana dos Açores.
A inauguração do Festival “O Mundo Aqui” acontecerá na sexta-feira, 25 de novembro, às 18h00, na Academia das Artes. A entrada para o Festival tem um valor simbólico diário de 2€.
Clique na foto para aceder ao programa completo.
Mais informações em http://www.aipa-azores.com/ ou https://www.facebook.com/AIPA-Associa%C3%A7%C3%A3o-dos-Imigrantes-nos-A%C3%A7ores-256096564419694/?fref=ts