A oitava edição do FIKE 2009 (Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora) tem início esta segunda-feira, dia 23 de Novembro, e estende-se até ao dia 1 de Dezembro, com uma programação recheada de atractivos para os cinéfilos.
Este ano, a figura central do FIKE é o célebre realizador britânico Ken Russell, que proferirá uma masterclass e apresentará a sua mais recente obra, “Boudica Bites Back”. Na terça-feira, dia 24, no Auditório Soror Mariana, pelas 21h30, será apresentado um dos mais conhecidos filmes de Russell, “Tommy”. No dia seguinte, no mesmo local, pelas 18h00, será possível rever “Women in Love”, uma película que suscitou acesa polémica aquando da sua estreia, em 1968. Ainda no quadro da homenagem, a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora dedicará um concerto ao cineasta britânico.
Também a 25, pelas 21h30, o Auditório da Universidade de Évora acolhe, em antestreia, a curta-metragem “Arena”, vencedora da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2009, numa sessão que contará com a presença do realizador, João Salaviza.
Logo a seguir, no mesmo auditório, terá lugar a primeira sessão competitiva do FIKE 2009. A vertente competitiva do festival decorrerá entre 25 e 30 de Novembro, com duas sessões diárias no Auditório da Universidade de Évora, (às 18h e 21h30).
No dia 26, o FIKE acolhe uma masterclass proferida por Filipe Melo. Com o sugestivo título de “Contar Histórias”, a masterclass versará temas ligados à criatividade e à imaginação.
No dia 27, o destaque vai para uma masterclass de Ken Russell e para a inauguração da exposição “Lugares alentejanos na literatura portuguesa”, uma mostra de fotografia e ilustração apresentada pela Estação Imagem. A iniciativa resulta de uma parceria recentemente estabelecida entre o FIKE e a Estação Imagem, no âmbito da qual a Estação Imagem criou ainda um troféu destinado a premiar anualmente a melhor curta-metragem documental em competição no festival.
No plano das presenças estrangeiras, o FIKE volta a receber este ano uma representação do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, que vai apresentar, nos dias 28, uma mostra de curtas-metragens brasileiras.
Além do Brasil, o FIKE 2009 contará ainda com a presença do Canadá. No dia 30, terá lugar uma conferência proferida por Paul Lannon e Chris Bonnel, versando as oportunidades de cooperação cinematográfica com o Canadá. No mesmo dia será exibida, em estreia, a co-produção franco-canadiana “Le Bonheur de Pierre” (“Um homem feliz”), de Robert Ménard, recentemente apresentada no New York Film Festival e na Mostra de Cinema de São Paulo.
Como já vem sendo tradição, o FIKE 2009 integrará as animadas sessões de cinema para crianças das escolas de Évora, que terão início logo no primeiro dia do certame, 23 de Novembro.
O FIKE é organizado anualmente pelo Cineclube da Universidade de Évora e pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, uma das mais antigas colectividades culturais da Cidade Património Mundial.