A Fundação Luso-Americana (FLAD) acaba de lançar a nova edição do Programa José Rodrigues Miguéis, que atribui a 10 jornalistas portugueses bolsas de estudo de curta duração nos Estados Unidos da América.
O programa, de aperfeiçoamento profissional decorre entre 28 de Agosto e 15 de Setembro de 2011, e destina-se a jornalistas profissionais portugueses ou com cidadania da União Europeia, com residência no nosso país.
Os seleccionados beneficiarão de um curso de duas semanas no Committee of Concerned Journalists, em Washington DC, onde terão a oportunidade de conhecer melhor o contexto dos media nos Estados Unidos e os desafios que a profissão enfrenta, bem como partilhar experiências profissionais com outros jornalistas. Visitarão, também, várias instituições norte-americanas.
O Programa José Rodrigues Miguéis homenageia o grande escritor e jornalista. Exemplo maior de intervenção cívica e política, Rodrigues Miguéis nasceu em 1901, em Lisboa. Opositor do Estado Novo, acabaria por se exilar nos EUA em 1935, onde viveu até à sua morte em 1980.
Elemento destacado da Seara Nova, José Rodrigues Miguéis colaborou no “Diário Popular” e no “Diário de Lisboa”. É autor de obras emblemáticas, entre as quais Léah e outras histórias e “O milagre segundo Salomé”.