As ilhas das Flores e do Faial passam a dispor, a partir de hoje, tal como já acontece com São Miguel e Terceira, de comissões técnicas de acompanhamento para a classificação do leite à produção, respeitando, desta forma, a vontade de todos os intervenientes no processo.
A estas comissões técnicas, segundo o despacho normativo assinado pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicado em Jornal Oficial, compete acompanhar o funcionamento dos Serviços de Classificação de Leite – SERCLA, com maior incidência no que respeita à aplicação do Sistema de Classificação de Leite à Produção.
Propor ações ou medidas destinadas a melhorar as condições de aplicação do Sistema de Classificação de Leite à Produção, emitir parecer sobre a atualização do Sistema e sobre todas as medidas de gestão do SERCLA relacionadas com as soluções técnicas adotadas em matéria de classificação de leite são outras das competências destes organismos.
As duas comissões técnicas agora criadas são constituídas por um representante do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), que presidirá a este órgão, e um representante da Direção Regional da Agricultura.
No caso das Flores, terá também um representante da Associação Agrícola da ilha e um representante da Cooperativa Ocidental.
No Faial, a comissão técnica integra ainda dois representantes das associações de produtores de leite da ilha e um representante da cooperativa de lacticínios local.
Ontem no Parlamento Açoriano foi aprovada uma proposta do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores que visa a criação e operacionalização das Comissões Técnicas de acompanhamento da Classificação de Leite à Produção em todas as ilhas, tendo sido no debate adiantado pelo titular da pasta da Agricultura que este despacho normativo estava assinado para as comissões técnicas de acompanhamento para a classificação do leite à produção nas ilhas das Flores e do Faial, ficando agora em falta a criação dessas Comissões Técnicas nas restantes cinco ilhas.
Açores 24Horas / Gacs