FMI avisa que Portugal precisa de 74 mil milhões até 2012

eurosPortugal vai precisar de 73,9 mil milhões de euros em apenas dois anos. As contas são do FMI e mostram que seria preciso ganhar o jackpot do Euromilhões todos os dias – cerca de 100 milhões de euros – até ao final de 2012, para ultrapassar a crise sem esforço. Ontem, o dia do pontapé de partida das negociações para a ajuda externa, o ministro das Finanças assumiu o estrangulamento financeiro do País: só há dinheiro para garantir pagamentos até ao final de Maio.

No mesmo dia em que os peritos da Comissão Europeia, do BCE e do FMI começaram a passar a pente fino as contas nacionais, as necessidades de financiamento de Portugal foram postas a nu. De acordo com o ‘Fiscal Monitor’, um relatório do FMI que acompanha a evolução dos défices e dívidas dos vários países membros do Fundo, só este ano a economia nacional tem 21,6% do PIB hipotecados com o pagamento de dívidas. Cerca de 27,8 mil milhões de euros terão de ser entregues aos investidores para cobrir o vencimento de dívida já contraída. E outros 9,7 mil milhões têm de ser gastos a financiar o défice previsto para este ano.

As estimativas para 2012 repetem-se: há que angariar 21% do PIB para pagar as dívidas que vencem e o défice estimado pelo FMI para o próximo ano (5,5%). Esta projecção é feita tendo em conta apenas as medidas de consolidação que já foram adoptadas. Ou seja, não considera nem a austeridade apresentada no PEC IV, chumbado pela oposição, nem antecipa os resultados das negociações que estão a decorrer para o resgate financeiro do País.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here