O XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar, vai para as estradas da ilha do Faial no próximo dia 14 de junho, e conta com a presença de 34 equipas de seis ilhas dos Açores (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial).
A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), foi hoje apresentada em conferência de imprensa, na cidade da Horta, tendo sido na altura destacado o “elevado número de concorrentes inscritos, atendendo à atual conjuntura económica regional”, sublinhou Bento Leonardo, presidente do CAF, adiantando que “34 equipas inscritas, englobando seis ilhas dos Açores, é representativo”, acentuou destacando a presença de 14 viaturas de quatro rodas motrizes, que vão trazer “muita competitividade ao Rali”.
O presidente da direção do CAF lembrou que vão estar também presentes nesta edição do Rali Ilha Azul, os “melhores pilotos dos Açores”, entre os quais o campeão nacional de absolutos, Ricardo Moura.
Mário Jorge Silva, diretor de prova, realçou, por outro lado, o “orgulho” que sente por saber que os pilotos açorianos gostam de vir ao Rali Ilha Azul, e prestou também uma “homenagem” ao significativo número de equipas oriundas do Faial (15).
Segundo explicou, esta edição da prova vai manter o mesmo figurino dos anos anteriores, englobando 9 classificativas: a super-especial da Praia do Almoxarife, que se realiza na sexta-feira, dia 14; e as oito classificativas de sábado, dia 15, com quatro troços em linha.
“Este tem sido o figurino utilizado há vários e, quanto a nós, é para manter”, sublinhou Mário Jorge Silva, por entender que, além de mostrar “a beleza da ilha”, permite juntar alguns dos “melhores troços de terra do país” e garantir “mais competitividade” à prova.
Antes do início do Rali, na quinta-feira, dia 13, será feita a apresentação oficial de cada uma das equipas, no Largo Duque d’Ávila e Bolama, pelas 20h00, em frente aos Paços do Concelho, iniciativa que vai permitir mostar ao público os pilotos, os carros e os patrocinadores.
Toda a organização e logística da XXIV edição do Rali Ilha Azul está montada, este ano, na sede do CAF, na Rua Cônsul Dabney, opção que, segundo o presidente do clube, vai permitir “reduzir custos”, mantendo o “sucesso” da prova.