“O homem deu entrada no hospital consciente e orientado, mas com sinais de hipotermia”, revelou a diretora clínica do Hospital da Ilha Terceira, Leonor Bettencourt.
A médica disse ainda que a situação é “estável” e que o homem de 46 anos “não corre risco de vida”, acrescentando que permanece internado, porque apresentava também sinais de rabdomiólise (lesões musculares), que requer hidratações para evitar lesões renais.
Segundo Leonor Bettencourt, o paciente já teve também orientação psiquiátrica.
O pescador, que saiu do Porto de São Mateus, na ilha Terceira, no domingo à noite, a bordo do ‘Gracilária’, foi resgatado ao largo de São Jorge quando este naufragou, por outra embarcação de pescadores.
Seguiam com ele a bordo outros três pescadores, que continuam desaparecidos, de acordo com fonte do Comando da Zona Marítima dos Açores.
As operações de busca e salvamento foram retomadas hoje às 06:30 e deverão estender-se até ao anoitecer, segundo a mesma fonte, estando no canal de São Jorge a corveta “António Enes”, um avião e um helicóptero da Força Aérea e uma lancha da Capitania da Horta.
Em terra, percorrem a costa norte e sul de São Jorge equipas da GNR, dos bombeiros e da Polícia Marítima.
Lusa