O Presidente da República considerou hoje que a primeira edição da Web Summit em Lisboa foi “um sucesso espetacular” e que esta conferência “é uma oportunidade única para pôr o mundo cá e colocar Portugal no mundo”.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje a Web Summit durante cerca de uma hora, acompanhado por Daire Hickey, cofundador desta conferência tecnológica, pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.
O chefe de Estado começou por fazer um curto discurso em inglês num pequeno palco de um evento paralelo que reúne líderes políticas e de grandes empresas.
Depois, em passo acelerado, rodeado por dezenas de jornalistas, membros do seu gabinete, seguranças e curiosos que o quiseram acompanhar, percorreu o espaço onde se encontram as ‘startups’, onde conversou com vários jovens empresários portugueses.
No final da visita, os jornalistas pediram-lhe um balanço desta edição da Web Summit, que termina hoje. “Um sucesso espetacular. Estava aqui a felicitar [Daire Hickey], porque em pouco tempo puseram de pé uma realidade para milhares e milhares de pessoas, para o ano 80 mil”, respondeu o Presidente da República.
“É uma loucura de ‘startups’, muitas delas portuguesas, cheias de futuro, ou cheias de passado, já. E por outro lado, gente que vem de todo o mundo. Acabou de me vir falar uma pessoa do Cazaquistão. Vêm de pontos os pontos do mundo, são bem recebidos em Portugal e até o tempo está bom”, acrescentou.
O Presidente da República defendeu que esta “é uma oportunidade única para pôr o mundo cá e colocar Portugal no mundo”. E considerou que envolve “muitos afetos”, argumentando que não há nada como a tecnologia para aproximar as pessoas”.
Lusa
Foto-Lusa