O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou desde a madrugada de hoje, 31 de janeiro de 2016, a missão de evacuação médica de um tripulante do navio de cruzeiro “Saga Sapphire”, de 61 anos e de nacionalidade britânica, vítima de um acidente cardiovascular.
O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada pelas 04h46 horas locais, quando o navio navegava a cerca de 185 milhas náuticas (343 quilómetros) a sudoeste da ilha do Pico. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após falar com o comando do navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante.
Após a informação do CODUMAR, o MRCC Delgada solicitou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento dos meios aéreos da FAP e a condução das operações de evacuação do doente. Para o efeito foi empenhado o helicóptero EH-101 Merlin destacado na Base Aérea n.º 4, nas Lajes.
Esta ação ocorreu em simultâneo com o salvamento dos náufragos da embarcação de pesca “Rainha Iemanjá” e o EH-101 Merlin, após deixar os náufragos aos cuidados do Hospital do Divino Espírito Santo, deslocou-se para o ponto de encontro definido para realizar a evacuação médica do tripulante do “Saga Sapphire”, tendo chegado ao local às 10H50 locais.
A evacuação do tripulante foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira por volta das 12H10 locais.