Uma cimeira da NATO, na ilha de Santa Maria, para a integração de um país fictício é o cenário do exercício militar “Açor 081”, que se realiza de 29 a 30 de Janeiro, envolvendo cerca de 400 militares dos três ramos das Forças Armadas.
O Vice-almirante Carvalho Abreu, comandante do Comando Operacional dos Açores (COA), apresentou o exercício numa conferência de imprensa, onde explicou que um grupo de trinta militares dos fuzileiros, pára-quedistas e forças especiais vão procurar infiltrar-se na ilha de Santa Maria e atacar diversos pontos específicos da ilha, como o aeroporto, porto, central eléctrica, centro de comunicações, depósitos de combustíveis e local onde se realiza a Cimeira da NATO.
Os militares do Exercito, Força Aérea e Marinha, colocados nos Açores, que estão à disposição do COA, vão procurar garantir a segurança da cimeira e impedir a realização de acções de sabotagem pela força oponente.
Durante o exercício não serão utilizados qualquer tipo de munições, granadas ou explosivos, tendo sido emitido uma directiva para que os militares salvaguardem a preservação do ambiente e não alterem a rotinas diárias da população da ilha de Santa Maria.
in AOriental / Luis Pedro Silva