A realização de iniciativas como o “Natal na Europa”, que decorreu em Ponta Delgada durante os últimos dias, por iniciativa da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, constituem mais um passo “para a crescente afirmação dos Açores no contexto europeu” numa área “essencial como é o caso da formação profissional e, em especial, na formação dedicada à área do turismo”, destacou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro participou, em representação do Presidente do Governo, no jantar de encerramento desta iniciativa, que reuniu alunos e professores de quase duas dezenas de escolas de formação turística de diversos países da União Europeia.
Para o Secretário Regional da Economia este evento, que contou com o apoio do Governo dos Açores, demonstra igualmente que a participação da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores na Associação Europeia de Escolas de Turismo e Hotelaria tem vindo “a permitir uma integração crescente do sector turístico dos Açores em instituições europeias de referência, o que é também mais um sinal do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Região para se afirmar como um parceiro de facto nas matérias relacionadas com a construção europeia”
Além disso, destacou ainda Vasco Cordeiro, este tipo de iniciativas “constitui um incentivo para o trabalho que está a ser feito” no sector do Turismo, uma “área de importância e relevância crescente na Economia dos Açores”. Desta forma, “demonstra-se o trabalho que tem sido desenvolvido numa área, a formação profissional, que é considerada essencial para o sucesso do Turismo nos Açores”, acrescentou.
Este evento constitui ainda, segundo o Secretário Regional da Economia, “mais um sinal do trabalho que a escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores tem vindo a desenvolver com o objectivo de afirmar cada vez mais a crescente qualidade da formação profissional que é dada nos Açores no âmbito do Turismo”.
O “Natal da Europa” é uma organização anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo. Durante vários dias, cerca de uma dezena e meia de Escolas de Turismo mostraram as tradições dos seus países, ao nível da gastronomia, artesanato, costumes, música e teatro.
O evento, integrado no programa oficial “Açores – Região Europeia do Ano 2010”, contou com uma exposição com motivos típicos e provas de produtos, um desfile com trajes típicos europeus pelas ruas de Ponta Delgada, e um Programa Cultural que incluiu a apresentação de peças musicais e teatrais da responsabilidade de cada uma das escolas participantes.