Forte de São João Batista deve ser classificado como imóvel de interesse público defende PSD/A

porto-santa-mariaO grupo parlamentar do PSD/Açores defende a classificação do Forte de São João Batista, na Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, como imóvel de interesse público e a sua integração no Inventário do Património Imóvel dos Açores.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os social-democratas açorianos desafiam o Governo regional a esclarecer se este imóvel será classificado como de interesse público no âmbito da revisão e atualização do património imóvel dos Açores, uma intenção anunciada recentemente pelo diretor regional da Cultura.

O grupo parlamentar do PSD/Açores entende ainda que, face à petição pública pela “Recuperação e Preservação do Forte de São João Batista”, em discussão no Parlamento açoriano, e aos pareceres já entregues no âmbito desta discussão, “estão reunidas todas as condições para que o imóvel seja classificado como de interesse público”.

“Além disso, deve também o Governo regional definir um plano de reabilitação e conservação do imóvel, devido ao profundo estado de degradação em que este se encontra”, acrescenta Paulo Parece, deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria.

Entre os pareceres entregues na comissão parlamentar de Assuntos Sociais, a propósito desta petição pública, está um da Universidade dos Açores que considera “adequada a proposta de classificação” do Forte enquanto “imóvel de interesse público”.

O Instituto Histórico da ilha Terceira defendeu também  a necessidade de “classificar e consolidar todas as estruturas que ainda restam do imóvel” e, na mesma linha, o Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea defendeu um “registo patrimonial de classificação seguido de um projeto de reserva arqueológica de proteção, ao abrigo da legislação”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here