Uma imagem captada pela fotógrafa suíça Romina Amato no ano passado nos Açores, durante a etapa portuguesa do Red Bull Cliff Diving World Series, valeu-lhe o primeiro lugar na categoria “Energia” do concurso Red Bull Illume 2013.
Milhares de fotógrafos amadores e profissionais de 124 países concorreram ao Red Bull Illume 2013 – concurso que em apenas três edições conseguiu estabelecer-se como a principal referência em matéria de fotografia de desportos de ação e aventura.
O anúncio dos vencedores foi feito com toda a pompa e circunstância em Hong Kong, seguindo-se a inauguração de uma exposição com os 50 melhores trabalhos.
A avaliação das milhares de imagens submetidas a concurso, entre as quais 630 imagens de 121 fotógrafos portugueses, foi entregue a um júri internacional de 50 elementos – incluindo o editor de fotografia do prestigiado jornal norte-americano USA Today, Jym Wilson, para quem não restam dúvidas; “Há sem dúvida por aí muitos fotógrafos talentosos, com grande qualidade do ponto de vista técnico e artístico”.
O vencedor absoluto foi o alemão Lorenz Holder, que triunfou graças a um momento único de snowboard junto a uma gigantesca antena de telecomunicações.
Portugal acabou por marcar presença no concurso, estando associado à fotografia vencedora da categoria “Energia” (captada nos Açores), assim como com presença nacional no Top 250 dos trabalhos de Miguel Nunes e João Bracourt, cujas fotografias constarão no livro oficial a lançar brevemente.
O Red Bull Illume está organizado em dez categorias distintas; Cultura, “Playground”, Energia, Espírito, “Close Up”, Asas, Sequência, Criatividade, Experimental e Iluminação.
A exposição noturna com o Top 50 em caixas de luz de 2×2 metros agora inaugurada na China vai depois rumar aos Estados Unidos da América, seguindo-se uma itinerância de dois anos à volta do mundo.
Foto: Romina Amato (vencedora da categoria “Energia” -Red Bull Illume )