A imagem do assassinato do embaixador russo na Turquia, por um polícia, captada pelo fotógrafo turco Burhan Ozbilici, venceu hoje o World Press Photo 2017, anunciou a organização do concurso.
A foto escolhida pelo júri do prémio internacional mostra o polícia turco de pé, ao lado do corpo do embaixador Andrei Karlov, após o assassinato, durante um discurso na inauguração de uma exposição de arte na capital da Turquia.
Esta imagem, captada por Burhan Ozbilici, faz parte de uma série intitulada “An Assassination in Turkey” (“Um assassinato na Turquia”), que também conquistou o prémio na categoria Spot News – Stories.
A sequência de fotografias foi feita antes, durante e depois do polícia turco Mevlut Mert Altintas ter disparado vários tiros ao embaixador, a 19 de dezembro do ano passado.
O presidente do júri, Stuart Franklin, comentou que a imagem captada por Ozbilici “é uma incrível fotografia de grande impacto noticioso”.
Na foto, o atirador, vestido com fato e gravata, ergue-se, de forma desafiante, levantando a mão esquerda armada, apontando para o ar, enquanto o corpo do embaixador se encontra estendido no chão, atrás do polícia.
Entretanto o presidente do júri do concurso World Press Photo 2017, Stuart Franklin, fez saber que votou contra a imagem. “Esta imagem de terror não deveria ser a fotografia do ano. Eu votei contra”, afirma o presidente do concurso internacional num artigo de opinião publicado hoje na edição ´online´ do jornal britânico The Guardian.
Lusa c/ Açores 24Horas
Foto – Burhan Ozbilici (Direitos Reervados)