Os funcionários públicos que pretendam participar nas Romarias Quaresmais que se realizam nas ilhas Graciosa, São Miguel e Terceira, terão dispensa de serviço, dando seguimento ao que vem acontecendo todos os anos.
Esta dispensa de serviço para os trabalhadores da Administração Pública Regional , segundo o despacho assinado Presidente do Governo dos Açores, hoje publicado em Jornal Oficial, é feita sem prejuízo de quaisquer direitos e regalias e desde que fique assegurado o normal funcionamento dos serviços públicos.
As Romarias Quaresmais nos Açores terão surgido na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha de São Miguel, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.
Todos os anos, centenas de homens organizados em ranchos dão a volta à ilha, a pé, rezando o terço, durante oito dias, parando em todas as igrejas e dormitando nos lares das comunidades por onde passam, onde são acolhidos voluntariamente, protagonizando um gigante movimento fé.
Nos últimos anos, e contrariamente ao que aconteceu desde a sua “instituição”, já vão sendo organizadas Romarias Quaresmais de mulheres.
.
Açores 24Horas