Fundação Rebikoff-Niggeler vence prémio Excellens Mare 2018

Foto - Fundação Rebikoff-Niggeler

A Fundação Rebikoff-Niggeler venceu, na categoria Natura Mare, o Prémio Excellens Mare 2018, um galardão que anualmente reconhece o mérito e a excelência de entidades e personalidades que tenham desempenhado um papel marcante no desenvolvimento económico sustentável das atividades relacionadas com o mar.

Esta Fundação sem fins lucrativos tem como missão principal a documentação da fauna e habitas de elevada profundidade do mar dos Açores, com o objetivo de os proteger, conhecer e valorizar, sendo os seus diretores – Kirsten Jakobsen e Joachim Jakobsen, também os realizadores de documentários sobre a vida subaquática a grande profundidade, e quem tripula o submarino LULA1000.

Este submarino consegue levar três tripulantes em missões até 1000 metros de profundidade, permitindo uma excelente capacidade de observação in situ, devido à sua vigia esférica de grande dimensão. É um veículo inovador e o único submersível tripulado, de profundidade extrema, a operar em Portugal. Em todo o mundo, apenas 10 submersíveis tripulados científicos conseguem atingir os 1000 metros de profundidade.

As mais de 1000 horas de vídeo, sobre fauna e habitats do mar profundo dos Açores, já gravadas, têm sido um contributo fundamental para o registo e preservação dos habitats marinhos de elevada profundidade.

 

Fonte – PWC / Fundação Rebikoff-Niggeler / Foto: Direitos de Autor

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here