Furacão ‘Alex’ passou a cerca de 20 quilómetros a leste da Terceira, Açores – IPMA

O furacão ‘Alex’ passou hoje a leste da Terceira, a ilha dos Açores que tinha “uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto” da situação, mas que acabou por ser afetada pela parte menos ativa do fenómeno.

“O furacão passou a cerca de 20 quilómetros a leste da Terceira, que foi afetada, mas pela parte menos ativa do furacão”, afirmou o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa pelas 12:30 locais (mais uma hora em Lisboa), Carlos Ramalho explicou que “a parte mais forte do mau tempo está, neste momento, a leste da ilha, muito próximo, mas no mar, a cerca de dez, vinte quilómetros”.

O meteorologista esclareceu que no grupo central a situação “já acalmou nas ilhas de São Jorge, Faial e Pico”. Na Graciosa e na Terceira “ainda pode haver um pouco mais de vento”.

Quanto ao grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, “deverá haver algum vento até às 15:00, mas a partir daí com uma melhoria significativa do estado tempo”, notou.

“Ainda continuamos com o aviso vermelho e vamos ver se não há mais nenhum desvio que possa ocorrer. Só depois disso são levantados os avisos meteorológicos”, acrescentou.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here