O furacão ‘Alex’ passou hoje a leste da Terceira, a ilha dos Açores que tinha “uma elevada probabilidade de sofrer o impacto direto” da situação, mas que acabou por ser afetada pela parte menos ativa do fenómeno.
“O furacão passou a cerca de 20 quilómetros a leste da Terceira, que foi afetada, mas pela parte menos ativa do furacão”, afirmou o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em declarações à agência Lusa pelas 12:30 locais (mais uma hora em Lisboa), Carlos Ramalho explicou que “a parte mais forte do mau tempo está, neste momento, a leste da ilha, muito próximo, mas no mar, a cerca de dez, vinte quilómetros”.
O meteorologista esclareceu que no grupo central a situação “já acalmou nas ilhas de São Jorge, Faial e Pico”. Na Graciosa e na Terceira “ainda pode haver um pouco mais de vento”.
Quanto ao grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, “deverá haver algum vento até às 15:00, mas a partir daí com uma melhoria significativa do estado tempo”, notou.
“Ainda continuamos com o aviso vermelho e vamos ver se não há mais nenhum desvio que possa ocorrer. Só depois disso são levantados os avisos meteorológicos”, acrescentou.
Lusa